Ex-chefe do Mossad pede a Israel que elimine Khamenei e mude o regime no Irã
O ex -chefe do Mossad, Yossi Cohen, pede que Israel realize uma mudança de regime no Irã, divergindo da linha oficial israelense. “Eu recomendaria ao primeiro-ministro e ao mundo esclarecido… que aproveitassem esta oportunidade fenomenal que temos para provocar a queda total do regime”, disse Cohen em entrevista ao Canal 12. “Acredito que existam informações sobre isso”.
Cohen diz que há “grandes pessoas no Irã, uma nação inteligente e moderna, que querem caminhar em direção à democracia, e acho que temos que colocar essa oportunidade em suas mãos, somente se pudermos completar esta missão e eliminar completamente o regime de Khamenei”. Cohen diz que "até onde eu sei", os ataques dos EUA às instalações nucleares do Irã durante a noite "conseguiram interromper completamente o projeto nuclear iraniano, certamente neste momento". Ele acusa o governo Biden de “desperdiçar anos” sem combater o Irã e agradece ao governo Trump por suas ações.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu , o presidente Isaac Herzog e o ministro das Relações Exteriores Gideon Sa'ar disseram que a mudança de regime não faz parte dos planos de Israel em sua operação atual, embora tenham sugerido que seria um resultado bem-vindo.